O velho mundo de Buenos Aires: Bares Notables

Buenos Aires é uma cidade que conserva a história, cultura e o charme do antigo mundo. Você só precisa ir ao centro e passear pelas grandes avenidas que são recheadas de numerosos exemplos da ilustre arquitetura da belle époque para entender o porquê de algumas pessoas referirem-se a esta cidade como “A Paris da América do Sul”. Entretanto, se há uma coisa que sintetiza perfeitamente a herança cultural e arquitetônica porteña, esta sem dúvida é a cultura do café; mais especificamente os Bares Notables.

60 bares, cafés e casas de sinuca localizadas em Buenos Aires foram reconhecidos oficialmente como locais de Patrimônio cultural e ganharam o título de Bares Notables. Estes excepcionais cafés foram cenário de alguns dos mais importantes eventos históricos e movimentos sociais de Buenos Aires, bem como refúgio favorito de muitas personalidades famosas de antigamente… ah, se aquelas paredes falassem! Os bares foram administrados para manter seu fascínio original através do tempo, permitindo que tanto moradores locais quanto turistas tenham uma fabulosa compreensão da “época de ouro” da cidade, durante a primeira metade do século 20, quanto o fluxo de imigrantes europeus começou a moldar a cultura da Buenos Aires atual. Os bares notáveis são caracterizados primeiramente por sua tradicional e fantástica arquitetura, e, secundariamente, pelos populares shows e eventos que tiveram lugar entre suas paredes históricas.

copyrights Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires

copyrights Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires

A cada ano, desde 2002, o Governo de Buenos Airestem apresentado um eclético programa de eventos nestes cafés, não apenas para promover atividades artísticas locais, mas também a importância da preservação e restauração destes locais, para que as futuras gerações possam apreciar estes importantes espaços culturais.

Entre os bares notáveis encontram-se o Café Tortonie o 36 Billares, na Avenida de Mayo; La Giralda e La Paz na Avenida Corrientes; El Britânico, no Parque Lezama; Las Violetas, na avenida Medrano, esquina com a Rivadavia;  La Biela, na Recoleta; e finalmente La Academia,  na Avenida Callao, esquina com a Corrientes.   Destes, o Café Tortoni é de longe o mais famoso e sintetiza perfeitamente o estilo e elegância do velho mundo. Foi frequentemente visitado por numerosas figuras famosas da cidade, incluindo o ícone de tango Carlos Gardel e o escritor Jorge Luis Borges. Atualmente em seu subsolo funciona um palco para artistas de jazz e tango, bem como para apresentações de concursos literários e poesia.

copyrights Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires

copyrights Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires

Então, se você encontrar algum Bar Notable, não fique admirando apenas a fachada. Entre e peça um café con leche e uma medialuna (croissant), sente-se e relaxe, permitindo-se levar pela nostalgia, por uma apaixonante performance de tango e pelo ar romântico dos dias de ouro de Buenos Aires.

Conheça estes cafés notáveis em um city tour cultural: clique aqui para mais informações.

 

Comentarios

comentarios

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos necesarios están marcados *

Puedes usar las siguientes etiquetas y atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>