Diferenças entre o Natal Argentino e o Brasileiro

Galeria Pacífico: um dos poucos lugares da cidade que fazem decoração de Natal ao estilo brazuca / fonte
Eu sempre soube que aqui não teria farofa, nem guaraná ou açaí, para citar poucos. Porém, sempre que ia ao Brasil, trazia um pouco de tudo que tinha saudades — e que fosse permitido pela alfândega — e logo a vida foi facilmente se ajustando a essa rotina. Mas, eu nunca pensei que um dia teria que cogitar trazer o espírito natalino brasileiro de casa. Não me entendam mal, aqui é celebrado o Natal, apenas é realizado de uma maneira diferente do que estamos acostumados. Quer conhecer? Vamos lá.
“Então, é Natal… e o que você fez?”
Lembra da empolgação com a chegada do Natal e a derradeira chateação com o excesso de músicas natalinas por todos os lados? Então, seus problemas acabaram! Aqui na Argentina a época natalina sofre um pequeno delay e começa a partir do dia 08 de Dezembro, onde se celebra o ‘Dia de La Virgen’, daí por diante é iniciada uma sutil decoração natalina. Os grandes estabelecimentos comerciais decoram partes específicas de suas lojas e alguns poucos pontos turísticos são levemente decorados para a estação. Tudo no mais perfeito ‘silêncio urbano’ de sempre. Ótimo para os que gostam da data, mas sem exageros audiovisuais.
“Dia oficial de comer peru e tender!”
Não se preocupe mais com as calorias obtidas com esses dois carros chefes da ceia brasileira de natal: eles são quase inexistentes aqui. A mesa natalina argentina é marcadamente italiana e espanhola, ou seja que no lugar do Tender, eles tem o Vité Toné – preparado com base de carne bovina, com um molho composto por gemas de ovos, lombos de atum e creme de leite, além de anchovas e alcaparras à gosto – e para as crianças, comumente servem frango. O mais interessante da ceia dos nossos vizinhos é que tudo isso pode ser trocado por um grande assado. Diferentemente da nação brasileira, aqui não há uma forte tradição culinária para o Natal. Inclusive, algumas famílias optam por desfrutarem de uma ceia reunidos em algum bom restaurante da cidade, e na maioria desses locais as reservas começam a serem feitas com meses de antecedência. Os melhores pacotes incluem shows de tango e transporte incluído, além de outras regalias como degustação de vinho. Nossa dica para todos que não querem se preocupar com o ‘peru no forno’ e ainda aproveitar uma comilança é este aqui. A única regra argentina para a ocasião é: família!
“Ganho mais presentes no Natal que no meu aniversário.”
Além da importância religiosa da data, no Brasil é um verdadeiro ritual a troca de presentes entre parentes e amigos. Não se preocupe: aqui também existe essa parte da noite. Mas, é mais simples. Normalmente, cada membro da família escolhe quem presenteará no Natal, claro que alguns distribuem mais presentes que outros e que as crianças comumente ganham mais, porém a única regra é que todos ganhem ao menos um presente. Na Argentina, como na moda mundial, a regra é: menos é mais.

Aqui voce não vai gastar todo seu 13º em presentes para todos que você conhece. fonte
“Muita festa depois da ceia!”
Se você veio ao natal argentino, buscando qualquer programação para o grande dia que não envolva os excelentes Shows de Tango da cidade, você precisará de muita sorte e provavelmente muitas horas buscando alguma festa. A realidade é que aqui a única regra que impera é a de ser um feriado exclusivamente familiar. As famílias costumam se reunir em casa, fazer um bom jantar, contar anedotas durante horas e depois – em algumas casas – vão ao quintal e lançam balões ao céu para que sejam realizados os seus desejos. Bem diferente do movimentado natal brasileiro, não é?
“Dia 25 ou o dia de comer os restos da ceia.”
Quem nunca acordou tarde no dia 25 de Dezembro e foi direto pra geladeira começar a comer tudo o que sobrou do dia anterior? É de praxe na maiorias da casas que realizam a ceia no Brasil. Aqui, poderia até ser assim, se não fosse a calmaria da véspera de Natal, ou como eles chamam ‘Nochebuena’. O argentino tradicional não deixa de cozinhar no dia do Natal, pelo contrário nesse dia o almoço é nada mais, nada menos que o próprio típico assado gaúcho, mas nessa edição especial de Natal ele ganha ainda mais horas e costuma durar quase todo o dia. É comum em algumas famílias irem a igreja todos juntos no fim da tarde.
O Natal em casa é sempre mais fácil, mas é tão bom conhecer a cultura de outro país num dia tão especial. Não tem como não se sentir um pouco mais argentino depois dessa experiência. Vale a pena o intercâmbio cultural, principalmente se for para fechar o ano com chave de ouro.
Thalles Santos
Latest posts by Thalles Santos (see all)
- Buenos Aires apresenta: Verão na Cidade! - January 21, 2015
- 10 Coisas para fazer em Buenos Aires com Chuva - January 13, 2015
- Lollapalooza Argentina 2015: Vale a pena? - January 9, 2015